terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Experiências com Tintas - Parte 1


Ando fazendo algumas experiências com tintas.....

Sempre gostei muito das tintas que dão o efeito de veladura, que são transparentes, mais aquosas.

Bem para estas primeiras experiências com esse tipo de tinta, escolhi a tinta Nankin ou China Ink.
Na época da Faculdade de Artes eu usava muito esse tipo de tinta, pois a minha preferência sempre foi o desenho, e desenho combina com Nankin, Aquarela....

Para esta primeira experiência usei várias cores, inclusive encontrei dourado e prateado, que eu nem sabia que existia.

Para a base usei um pedaço de papel Canson da linha Mi-tentes.
Esse papel além de ter uma gramatura mais alta (necessária para trabalhos com tintas aquosas), tem uma textura muito interessante.

Primeiro eu dei uma lixada na superfície da folha para que ela ficasse mais porosa. Usei uma lixa d'água nº 600 que é bem fina.

Com uma esponja umedeci toda a superfície do papel.

Em seguida pinguei o Nankin em vários locais, alternando as cores.

Dobrei o papel ao meio para espalhar a tinta.

Abri e o efeito foi esse. Deixei secar. Com o calor que está por aqui, nem demorou muito.

Espero que tenham gostado. Essa foi a experiência nº 1.
Depois eu volto com mais experiências!!!
BJS

10 comentários:

  1. Eba!!!
    Adoro experiências !!!
    Posso tentar fazer em casa?
    Tipo assim ... copiar !!!

    ResponderExcluir
  2. Que lindo!! Ficou uma borboleta!!! Não parece coisa de criança isso de ficar procurando forma nas coisas?!? rsrsrs Só eu mesma...
    Adorei o post... e que bom saber que vem uma série por aí!! Eu gostei muito mais das tintas do que imaginei que gostaria, é um vício!! Nunca usei nankin, só nas canetas nos cursos de pintura em MDF... Também não sabia da variedade de cores!!!
    E aí, já estás em Gramado? Ô vidinha mais ou menos hein amiga?! Eu AMO Gramado, amo o Canto Verde, a gente sempre fica numa cabana lá... Aproveita muito as tuas férias!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá Amiga!

    Vim pedir uma forcinha sua, votando em minha arte neste site:

    http://postandosobreartes.blogspot.com/2010/02/aberta-votacao-da-promocao.html

    Meu trabalho é o número 22

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Olá Lúciaaaaa....
    Adorei a experiência... me lembro lá atras, minhas aulas de Artes Plásticas.... Hihihi...

    Bejos,
    Clá!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi lucia

    Que bela oportunidade essa.... ainda sabado estava em uma livraria em busca de alguns tersouros e vi essa tinta, mas como nao sabia como usa-la...deixei passar. Pensei que fosse só canetas, dãaaa!

    vou acompanhar tuas experiencias pra ver o que vai encontrar. Bjin

    ResponderExcluir
  6. Que lindoooooooooooo Lu...

    Ficou parecendo uma borboleta.

    Amei amei amei.

    Sumemooooooooooooo.

    Bjotas Sonoras.

    ResponderExcluir
  7. ficou lindo! lembrei das minhas aulas de artes :D
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Lúcia
    Achei linnndo!!!!
    Obrigada por dividir!!!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Lúcia querida!! Fazer experiências com tintas é bom demais, né?? Tb tenho me embrenhado por esses caminhos e tô adorando!!

    Bjcas

    ResponderExcluir